quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Geração Conformada

Estamos vivendo uma era moderna, muitos tabus já foram derrubados, temos direito de escolha, acesso a informação com rapidez e sem censuras. Mas de que adianta? Hoje dificilmente se questionam sobre nossa realidade e ainda engolem tudo oque o poder, através da mídia, nos impõe.
Se analisarmos as músicas, populares na sociedade atual, veremos que os valores éticos e morais estão sendo totalmente invertidos em todos os estilos musicais.
Vamos começar com o sertanejo, o estilo que prevalece em minha região. Em sua origem, esse estilo era caracterizado pelos relatos da vida no interior, a felicidade em coisas simples, como prestigiar o nascer do sol no sítio, com o canto dos pássaros a acompanhar a viola em uma casinha simples. Hoje os sertanejos relatam a vida em grandes fazendas, passeando de Hilux e acompanhados de muitas mulheres.
E o funk, ou rap, que surgiram das periferias como manifestação contra o preconceito, até hoje carregam os batuques africanos, mas as letras contrariam o conceito de pobre ou negro que se era passado. Depois de tanta luta para derrubar o conceito de que todos nas periferias são bandidos, hoje os MC's se orgulham e ostentam os carros de luxos roubados.
Até o rock'n roll que em suas letras também prevaleciam os protestos e a rebeldia contra o sistema, hoje só sabem invocar o demônio.
E o reggae, que sempre incentivou a paz e o amor, além das criticas sociais que também estavam presentes em suas letras, hoje é caracterizado pela apologia a cannabis.
Em épocas de censuras e tabus, eram produzidos diversas músicas ricas em ritmo e conteúdo, e hoje, quando está tudo mais fácil, só sabemos difamar a imagem da mulher e fazer apologia ao crime e as drogas. E por incrível que pareça, só ouvimos isso por todas as partes, em rádios, televisão e redes sociais.
Alana Damaris.
Música exemplar de protesto apresentada na aula: https://www.youtube.com/watch?v=6v0oXz499xg

Um comentário:

  1. Alana, muito importante essa reflexão sobre a qualidade das letras de música que a mídia nos incentiva a ouvir.
    Fica a pergunta: com tantos artistas talentosos que produzem música de qualidade, por que será que a valorização segue exatamente para algumas "celebridades", em sua maioria sem talento algum? O que será que estão querendo imbutir em nossas mentes?
    Parabéns pela reflexão!

    ResponderExcluir