quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Resenha Crítica

Janela da alma (documentário)
Direção- João Jardim, Walter Carvalho. 2001
O documentário apresenta uma reflexão sobre o que realmente seria enxergar, abordando diversas situações envolvendo o ato de ver.
Muitas profissões, nas quais a visão seria o principal meio, são realizadas com sucesso por deficientes visuais. O documentário nos da a oportunidade de conhecer a visão de mundo de fotógrafo, cineasta, músico, pai, marido e outros que possuem alguma deficiência visual, deficiência essa que ficou esquecida junto com as dificuldades.
Dessa forma, o documentário nos passa a importância de enxergar, mais além disso, nos mostra que o ato de enxergar não é só por meio da visão. A definição para o verbo ''enxergar'' vai muito além do que nos é passado. Enxergar é viver, é saber, é conhecer o mundo através dessa máquina tão complexa como nosso corpo, independente de qualquer ''falha'' que possamos ter, o nosso corpo é capaz de se desenvolver e se habituar. E assim todos somos capazes de enxergar e interpretar o nosso mundo.
Alana Damaris

Um comentário:

  1. Muito bonito: "enxergar é viver, é saber, é conhecer o mundo"... E isso não se faz apenas com os olhos, mas com os múltiplos sentidos que nós temos. Que não nos deixemos anestesiar pela rotina.

    ResponderExcluir