quinta-feira, 24 de novembro de 2016

                  Resenha Crítica 

Janela da Alma 

Documentário-Direção: João Jardim, Walter Carvalho, 73 minutos-2001

Olhos que vêem e olhos que enxergam

Documentário que aborda com ênfase as emoções, sentimentos que são exclusivos do homem e ainda assim encontram-se tão reduzidos.
Cabe aqui uma reflexão do que tem levado sentimentos tão nobres a tal repressão.
Será que o fator tempo, as imagens "enlatadas", visões minimistas tem contribuído para a diminuição e até mesmo a perca  da capacidade de filtrar o que os olhos vêem e o que de fato enxergamos a partir da nossa existência como seres em um mundo repleto de imagens estonteantes? 
Que desencadeiam uma série de emoções e sentimentos que são tão peculiares à alma e que sofrem uma alquimia fantástica nesse processo de captura das potentes lentes visuais que possuímos.
Os relatos no documentário existentes nos instigam a uma mudança de direção e nos conduz a uma visão poética da mais singela e bela forma de enxergar o mundo ao nosso entorno.
Trata a necessidade que se faz diante de evitarmos tudo que por força nos empurram "olhos a dentro", da imprescindível autonomia sobre nossas opiniões, sentimentos e sonhos.
E passarmos a fazer uso dos sentidos que nos foi deixado, pois como se foi explícito no vídeo há pessoas que fazem uso dos mesmos , ainda que não os tenha em sua totalidade.
Tais restrições não são necessariamente paralisadoras ou condicionantes de incapacidade.
O vídeo mostra o fator determinante na obtenção de autonomia para a "janela da alma": Superação", visão otimista, uma vez que buscar culpados e se vitimizar de fato não ajudará, e certamente levará o individuo a um aprisionamento que o extenuará gradualmente.
Todos somos sujeitos pertencentes a um meio social e consequentemente um convívio coletivo, e isso nos trás direitos e deveres.
Direitos de atuar conjuntamente nas construções sociais, direito a sonhos, a conquistas de "espaços", relações interpessoais, constituição ou não de família. Os deveres são irremediavelmente os mesmos e devemos ter esse cuidado para não vitimizar, o que não ajudará em nada.
Incentivo é a palavra de ordem sempre: VOCÊ PODE, VOCÊ CONSEGUE !!!


                                                                                                        Andréa Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário